Skip to main content

O Vale da Lua no Atacama

O Valle de la Luna, ou Vale da Lua, é considerado um dos principais pontos do Deserto do Atacama, junto ao Vale de la Muerte. Formado por rochas salinas, esculpidas pela ação dos ventos e do tempo, é o cenário desértico mais famoso do destino e que merece fazer parte de qualquer roteiro.

Assim como a ação do vento, as mudanças bruscas de temperatura também contribuíram para esculpir e formar as belezas desse lugar que, por muito tempo, era considerado o que mais se assemelhava a superfície da lua – e por isso, leva esse nome.

Com seu acesso principal a cerca de 6km de San Pedro de Atacama, e também por estar na mesma altitude do povoado, 2.500 metros acima do nível do mar, é um dos melhores passeios para você incluir nos primeiros dias do roteiro.

Como visitar o Valle de la Luna

Localizado junto a Cordilheira do Sal, o Valle de la Luna revela cenários incríveis e inspiradores. Dentre os pontos mais famosos, o Grande Auditório se destaca no horizonte. A formação criada pelo tempo parece uma escultura feita à mão e impressiona mesmo vista de longe.

Outro ponto famoso no Valle de La Luna são as formações batizadas de Três Marias. Descobertas pelo jesuíta Gustavo Le Paige, podem ser observadas a uma distância segura, visto que uma delas foi derrubada por um turista.

Cada viajante tem a liberdade de decidir como prefere explorar o Valle de la Luna, sendo que cada agência procura oferecer uma experiência diferente. Dentre as opções, é possível realizar passeios de bike ou mesmo caminhadas em algumas opções de trekkings.

Apesar de não ser obrigatória a presença de um guia, ter alguém que conheça a região vai proporcionar uma visita completa e explicações durante a visita.

A agência FlaviaBia Expediciones, que recomendamos como uma das melhores opções para a sua viagem, oferece o Trekking Luna e Marte, onde viajante terá a oportunidade de explorar não só o Valle de la Luna, mas também as belezas do Valle de la Muerte.

O trekking pelo Valle de la Luna é considerado de nível fácil e pode ser feito pela maioria dos viajantes, que não tenham problemas de locomoção. Alguns trechos incluem subidas e descidas que exigem um certo equilíbrio, porém os bastões oferecidos pela agência, assim como o suporte do guia, tornam o passeio supertranquilo.

Informações sobre o Valle de la Luna

O Valle de la Luna, assim como vários pontos do Atacama, tem a entrada controlada pela comunidade local. O valor da entrada do parque normalmente não está incluso no valor dos passeios oferecidos pelas agências, sendo necessário o pagamento na entrada, em pesos chilenos. Cartões de crédito não são aceitos como forma de pagamento da entrada.

Entrada do Parque: $ 6.000 CLP por pessoa

Podemos considerar o Valle de la Luna um passeio de nível fácil. Para quem pretende fazer caminhadas, o período da manhã é o mais indicado. Lá também é um bom lugar para aproveitar o pôr do sol. Você pode separar meio dia do seu roteiro para fazer esse passeio.

Dicas para aproveitar o passeio ao Valle de a Luna

O Valle de la Luna não é um passeio de muita altitude, estando a 2.500 metros acima do nível do mar – a mesma altitude do povoado de San Pedro de Atacama. Caso você opte por um passeio que comece bem cedo ou que inclua o pôr do sol, leve uma roupa para se proteger nos horários mais frios do dia.

Nossa sugestão é um casaco não muito pesado, se possível um que seja corta-vento. Assim, caso você precise carregá-lo durante o passeio, não será um incomodo. Priorize um calçado fechado e confortável para caminhadas, assim você evita que entre areia, além de poder caminhar com mais segurança.

Durante o dia, as temperaturas costumam subir na região do Valle de la Luna e é possível realizar os passeios com roupas mais frescas. Obviamente, é importante estar atento a época da sua viagem.

Sempre leve com você uma garrafa de água e não se esqueça dos óculos, chapéu e protetor solar. A região do Valle de la Luna tem uma incidência intensa de sol e poucos pontos com sombra, então é importante estar protegido – especialmente nos horários próximos ao meio dia.

Se ainda não reservou seu hotel, recomendamos que faça sua reserva com antecedência. Encontre aqui os melhores hotéis e reserve.

Fotos do Valle de a Luna no Atacama

Qual agência contratar no Atacama

Nossa sugestão é que você contrate seus passeios em agências registradas e bem recomendadas. A melhor indicação de agência que podemos dar em San Pedro de Atacama é a FlaviaBia Expediciones, uma empresa que conhecemos desde que começou as atividades e tem uma excelente referência em satisfação dos viajantes.

Para quem valoriza uma boa experiência, passeios sem um grande número de pessoas, carros confortáveis e seguros, além de, claro, guias profissionais, essa é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para sua viagem.

Recomendamos o trabalho da FlaviaBia de forma transparente. Conhecemos o trabalho de perto e já fizemos todas as atividades oferecidas, testando e garantindo a qualidade do serviço.

Você pode entrar em contato diretamente com a agência através do formulário e receber todas as informações para a sua viagem.

A agência FlaviaBia Expediciones foi criada pela brasileira Flavia, que formou sua família no deserto e hoje é referência em qualidade no serviço oferecido em San Pedro de Atacama.

Viajantes que já visitaram o Valle de la Luna

Robson Franzoiautor do blog Um Viajante

O Valle de la Luna está entre os meus lugares favoritos no Deserto do Atacama. Vale a pena conhecer! Se possível, fazer uma caminhada e explorar esse lugar que parece outro mundo.

Diogo Fernandesapaixonado por café e viagens

O Valle de la Luna foi o primeiro lugar que conheci no Atacama. É um lugar com uma energia incrível e onde me apaixonei pelo deserto. Não pode ficar de fora de nenhum roteiro.

Viviane OliveiraColaboradores

O Vale da lua é um lugar incrível no Deserto do Atacama. Fiz uma caminhada pela manhã seguida de um passeio pelo Vale de Marte, no meu primeiro dia de viagem. Maravilhoso!

Larissa CostaMembros

Não deixem de visitar o Valle de la Luna. Lugar lindo no deserto do Atacama e próximo de San Pedro. É bom evitar o horário do meio dia pois o sol fica muito quente. Vale muito a pena conhecer.

Gabriel AmorimColaboradores

O trekking no valle de la luna é demais e é perfeito para incluir no mesmo dia do valle de la muerte. São os passeios mais famosos do Atacama. Vale a pena fazer guiado para chegar nos melhores pontos.

Valle de la Muerte

Laguna Tebinquiche

Tem alguma dúvida sobre o Valle de la Luna? Deixe nos comentários!

5/5 - (31 votes)

Para avaliar você precisa se cadastrar ou fazer login.

Leave a Reply