Skip to main content

A moeda utilizada no Atacama, assim como em todo o território do Chile, é o peso chileno. Para o viajante, é possível encontrar casas de câmbio no povoado de San Pedro de Atacama e, também, no aeroporto de Calama, porém esse último com uma conversão não muito boa.

Para quem pretende passar alguns dias em Santiago antes de seguir para o Deserto do Atacama, o melhor lugar para fazer o câmbio é a Calle Agustinas. Enquanto a pior alternativa para trocar dinheiro é o aeroporto de Santiago, onde os valores são péssimos.

Caso você vá viajar para o Atacama e não pretenda passar alguns dias em Santiago, troque o mínimo possível no aeroporto de Calama e o restante no povoado de San Pedro, que, nesse caso, seria a melhor opção.

Para quem viaja do Brasil para o Atacama, é possível levar reais e dólares para trocar nas casas de câmbio. A vantagem entre qual das moedas compensa mais na troca varia constantemente e a diferença não costuma ser muito significativa. Por isso, nossa sugestão é levar reais para trocar por pesos chilenos.

Importante

Sobre levar dólares para o Atacama

Caso você opte por levar dólares para o Atacama, é importante que as notas sejam novas e sem nenhum dano. Caso seus dólares estejam amassados ou rasgados, é possível que não sejam aceitos nas casas de câmbio – e isso vale em praticamente todos os lugares do Chile.

Aceitam cartões no Deserto do Atacama?

Cartões de crédito são aceitos em hotéis de alto padrão, alguns restaurantes e, também, lojas de souvenirs. É importante ressaltar que taxas extras costumam ser cobradas nessa utilização ou mesmo um gasto mínimo, o que pode dificultar o uso.

Por isso, nossa recomendação é sempre ter dinheiro em espécie para pagar gastos básicos como alimentação e compras durante a viagem.

Caixas eletrônicos em San Pedro de Atacama

A cidade conta com três caixas eletrônicos: dois na Calle Caracoles e um próximo a Plaza San Pedro. Nem sempre os três estão em operação e é comum, especialmente em feriados, que os caixas fiquem sem dinheiro.

Para realizar um saque é cobrada uma taxa que varia, normalmente, em $3.000 pesos chilenos por saque. Por isso, sempre recomendamos sacar o máximo possível em uma única vez, assim você evita o pagamento dessa taxa em outros saques.

É melhor levar dólares ou reais?

A variação do câmbio é constante e a diferença, normalmente, favorece levar dólares para o Atacama. Porém, pela nossa experiência, quem vai trocar valores abaixo de R$ 5.000 reais, não compensa fazer o câmbio no Brasil para levar os dólares. É melhor optar por levar Reais e fazer o câmbio uma única vez.

Casas de câmbio em San Pedro de Atacama

Para trocar dinheiro em San Pedro de Atacama não é preciso procurar muito. A maior parte das casas de câmbio estão concentradas na Calle Toconao, que cruza a Calle Caracoles.

Partindo da Plaza San Pedro, ao cruzar a Calle Caracoles, basta andar alguns metros pela Toconao para ver que as casas de câmbio são, na verdade, uma mistura de loja de souvenirs, eletrônicos e câmbio.

Lá você pode trocar facilmente reais ou dólares por pesos chilenos e, também, para quem vai esticar a viagem para a Bolívia, por pesos bolivianos.

Já reservou seu hotel no Atacama?

É muito importante que você chegue ao destino com um hotel reservado. Isso vai ajudar não só no transporte para chegar ao povoado, mas também na sua imigração no Chile. Os fiscais normalmente cobram informações da sua hospedagem ainda no aeroporto de Santiago, por isso, lembre-se de ter sua reserva sempre em mãos.

Em San Pedro de Atacama você tem opções de hospedagem muito democráticas. De simples hostels a luxuosos hotéis e resorts. Com uma boa pesquisa é possível encontrar opções confortáveis e aconchegantes por preços justos.

Reserve seu hotel no Atacama

Leave a Reply

plugins premium WordPress