Skip to main content

O Vale de Marte no Atacama

O Valle de la Muerte, também conhecido como Vale de Marte, faz parte dos atrativos mais procurados do Deserto do Atacama. Entre dunas e formações milenares, um grande cânion revela uma vista exuberante para a Cordilheira do Andes.

Dentre a sequência incrível de vulcões que podem ser vistos do alto do Valle de la Muerte, vale destacar o simétrico e mais importante vulcão do Atacama, o grande Licancábur.

Assim como o Valle de la Luna, o Valle de la Muerte está localizado próximo ao povoado de San Pedro de Atacama, a cerca de 2.500 metros de altitude. Por isso, esse atrativo é uma ótima pedida para o início da sua viagem, durante o período de aclimatação.

Como visitar o Valle de la Muerte

Cada agência oferece uma opção diferente ao viajante, sendo possível explorar o Valle de la Muerte através de trekkings, cavalgadas, passeios de bike e, até mesmo, praticar sandboard.

É muito comum realizar passeios casados de um dia, onde você vai conhecer tanto o Valle de la Luna quanto o Valle de la Muerte.

Além de ser um ótimo passeio para você visitar nos primeiros dias do seu roteiro, nossa recomendação é que você vá até lá com uma agência e um guia responsável. Além de garantir mais segurança, você terá informações históricas e geológicas sobre a região.

Informações sobre o Valle de la Muerte

Pra você que prefere um passeio guiado, a agência FlaviaBia Expediciones, que recomendamos como uma das melhores opções para a sua viagem, oferece o Trekking Luna e Marte, onde o viajante terá a oportunidade de explorar em uma deliciosa caminhada nos dois atrativos.

O trekking nesses dois pontos é considerado de nível fácil e pode ser feito pela maior parte dos viajantes que não tenham problemas de locomoção. Vale destacar que alguns trechos incluem subidas e descidas, que exigem um certo equilíbrio. Porém os bastões oferecidos pela agência, assim como o suporte do guia, tornam o passeio super tranquilo.

Para quem prefere ir por conta própria, no centro de San Pedro de Atacama existem agências que alugam bicicletas e também equipamentos de sandboard – nesse caso, também oferecem o transporte em horários determinados.

Dicas para aproveitar o passeio ao Valle de la Muerte

Assim como o Valle de la Luna, o Vale de La Muerte não é um passeio de muita altitude, estando a 2.500 metros acima do nível do mar – a mesma altitude do povoado de San Pedro de Atacama. Caso você opte por um passeio que comece bem cedo ou que inclua o pôr do sol, leve uma roupa para se proteger nos horários mais frios do dia.

Para se proteger e aproveitar o passeio, nossa sugestão é um casaco não muito pesado e, se possível, que seja corta-vento. Esse modelo é uma boa opção pois, caso você precise carregá-lo durante o passeio, não será um incomodo. Vale priorizar um calçado fechado e confortável para caminhadas, assim você evita que entre areia, além de poder caminhar com mais segurança.

Fora do inverno, as temperaturas costumam subir na região do Valle de la Muerte e é possível realizar os passeios com roupas mais frescas. Por esse motivo, é importante estar atento a época da sua viagem na hora de preparar a mala.

Também é muito importante que sempre tenha com você uma garrafa de água, óculos de sol, chapéu e protetor solar. A região do Valle de la Muerte tem uma incidência intensa de sol e poucos pontos com sombra, então é importante estar protegido – especialmente nos horários próximos ao meio dia.

Importante: Reserve aqui seu hotel com antecedência!

Fotos do Valle de la Muerte no Atacama

Qual agência contratar no Atacama

Nossa sugestão é que você contrate seus passeios em agências registradas e bem recomendadas. A melhor indicação de agência que podemos dar em San Pedro de Atacama é a FlaviaBia Expediciones, uma empresa que conhecemos desde que começou as atividades e tem uma excelente referência em satisfação dos viajantes.

Para quem valoriza uma boa experiência, passeios sem um grande número de pessoas, carros confortáveis e seguros, além de, claro, guias profissionais, essa é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para sua viagem.

Recomendamos o trabalho da FlaviaBia de forma transparente. Conhecemos o trabalho de perto e já fizemos todas as atividades oferecidas, testando e garantindo a qualidade do serviço.

Você pode entrar em contato diretamente com a agência através do formulário e receber todas as informações para a sua viagem.

A agência FlaviaBia Expediciones foi criada pela brasileira Flavia, que formou sua família no deserto e hoje é referência em qualidade no serviço oferecido em San Pedro de Atacama.

Viajantes que já visitaram o Valle de la Muerte

Viviane OliveiraColaboradores

O Vale da Morte tem um dos panoramas mais lindos do Deserto do Atacama. É possível ver os vulcões na Cordilheira dos Andes e também o povoado de San Pedro de Atacama. É imperdível!

Robson Franzoiautor do blog Um Viajante

Um dos lugares mais incríveis do Atacama. Vale a pena conhecer o Valle de la Muerte, mesmo que você tenha poucos dias de viagem. É um lugar lindo também para ver o pôr do sol!

Diogo Fernandesapaixonado por cafés e viagens

Já estive no Valle de la Muerte algumas vezes e sempre foi especial. É um dos lugares que mais gosto no Deserto do Atacama. Lá do alto podemos ver a cordilheira e o Licancabur, o vulcão mais importante dessa região.

Caio VieiraColaboradores

Lugar mágico no Deserto do Atacama. Fiz o trekking do Valle de la Luna junto com o Valle de la Muerte e esse foi o lugar que mais gostei. A vista é uma das mais lindas que você terá na viagem.

Karine SoutoColaboradores

O valle de la muerte foi o lugar que mais gostei de conhecer no Atacama... sempre recomendo pra quem vai fazer a viagem. Se decidir ir de bicicleta, prepare o fôlego pois pedalar na altitude não é fácil.

Larissa CostaMembros

Recomendo demais o Valle de la Muerte!! Lugar especial e que transmite uma paz única. Fiz a caminhada e foi incrível. Um silêncio e uma conexão com a natureza que nunca vou esquecer.

Valle de la Luna

Lagunas Altiplânicas

Tem alguma dúvida sobre o Valle de la Muerte? Deixe nos comentários!

5/5 - (28 votes)

Para avaliar você precisa se cadastrar ou fazer login.

Leave a Reply