Uma das melhores formas de explorar e sentir a natureza pura do deserto é pedalando. Conheça a Garganta del Diablo e veja porque esse passeio de bike no Atacama é uma ótima opção de passeio para a sua viagem.
Nos arredores de San Pedro de Atacama você tem muitos lugares para explorar e descobrir as belezas que tornam esse destino tão especial. Apesar da maior parte dos passeios serem distantes e exigirem longos deslocamentos, alguns lugares na região podem ser explorados de formas mais livres: como caminhadas ou passeios de bicicleta.
Para ter uma ideia dos lugares incríveis que você pode conhecer em sua viagem, preparamos uma seleção com os 18 principais pontos turísticos do Atacama para você montar o seu roteiro – vale a pena dar uma olhada antes de definir sua programação.
Agora, para quem curte aventura e passeios que permitam um contato especial com a natureza, em San Pedro de Atacama você pode contar com os serviços de uma agência que oferece não só um excelente atendimento como também as melhores experiência: a agência FlaviaBia Expediciones.
Seja para uma trilha leve, uma caminhada longa ou até mesmo a ascensão a um dos vulcões da região, a FlaviaBia conta com guias qualificados e estrutura para oferecer a você passeios e atividades com o melhor suporte e segurança.
Dentre as atividades oferecidas pela agência, alguns passeios requerem a formação de um grupo para serem realizados. O passeio de bike no Atacama, por exemplo, por ser uma atividade não regular, vai depender de um número de viajantes para ser realizado. Caso você tenha interesse em visitar a Garganta del Diablo, que leva por caminhos únicos no destino, vale a pena conversar com a agência e verificar a disponibilidade de um grupo para esse passeio.
Vamos relatar aqui como foi nosso passeio de bike e porque vale a pena fazer esse passeio acompanhado de uma agência local.
Passeio de Bicicleta no Deserto do Atacama
Diferente do que podemos fazer em outros destinos, um passeio de bicicleta no Deserto do Atacama requer alguns cuidados. Não podemos esquecer que estamos em um destino de altitude e, mesmo nos lugares próximos de San Pedro de Atacama, estamos sempre a no mínimo 2.500 metros acima do nível do mar.
Mesmo para viajantes que estejam acostumados a realizar atividades físicas e pedalar, a elevada altitude do Atacama exige mais cuidados. Se você, por exemplo, realizar essa atividade logo nos primeiros dias da viagem, quando ainda está aclimatando com a altitude, pode sentir muita dificuldade e até precisar de socorro se ir além da conta.
Por se tratar ainda de um lugar afastado e onde não existe nenhuma conexão, é preciso ter muita responsabilidade e entender os seus limites. Dessa forma, nesse passeio de bike na Garganta del Diablo, recomendamos uma agência responsável para realizar a atividade com segurança.
Pedalando na Garganta del Diablo
A Garganta del Diabo está localizada a poucos quilômetros do centro de San Pedro de Atacama, mas a parte interessante do passeio de bike no Atacama é realmente o trajeto em que você já está fora da cidade e adentra o canyon que dá nome ao lugar.
- Fazendo o passeio de bike no Atacama, o guia vai passar no seu hotel para te buscar e você vai iniciar o passeio de bicicleta já na entrada da área onde está a Garganta del Diablo.
Por normas da comunidade responsável pelo lugar, todos os ciclistas que visitam o atrativo devem usar equipamentos de segurança, incluindo: capacete e ter com você também colete com faixas refletivas.
O início do passeio de bike é muito tranquilo e segue na maior parte do trajeto em terreno plano. Não se surpreenda se, mesmo sendo acostumado a pedalar em outros lugares, você sinta mais cansaço e até falta de ar no começo do passeio; são os reflexos da altitude dessa região.
Ao longo do caminho o cenário exuberante e árido do Atacama impressiona quem realiza o passeio pela primeira vez. Ao nosso redor, pedras e rochas vulcânicas decoram a paisagem. É impressionante como, mesmo em um dos lugares mais secos do planeta, somos surpreendidos por um rio cruzando o nosso caminho.
Após mais alguns minutos pedalando, uma trilha nos leva em direção a entrada da Garganta del Diablo. O cenário é completamente diferente ao entrar pela fenda estreita do cânion. A cada curva, nos sentimos abraçados, ou, o que talvez faria mais sentido, engolidos por essa garganta de pedra.
As curvas e obstáculos pelo caminho pedem mais atenção nesse trecho do passeio. Em alguns pontos precisamos descer da bike para subir por desníveis altos no caminho, mas nada que seja muito complicado. Essas pausas, inclusive, são ótimas para recuperar o fôlego e beber água.
- Importante: em todos os passeios no Deserto do Atacama, especialmente nesses que envolvem atividade física, é imprescindível que tenha com você uma garrafa d’água. O clima seco do Atacama nos desidrata com muita velocidade, por isso beber água, mesmo que seja em pequenas quantidades, é importante o tempo todo.
Caminhada na Garganta del Diablo
Ao sair da Garganta del Diablo, após cruzar todo o Canyon, chegamos em um ponto onde só podemos seguir caminhando. Aqui as bicicletas devem ficar para trás, já que a subida íngreme não permite o acesso pedalando.
- Importante: nesse ponto, como vai deixar a bicicleta afastada e sozinha, você deve se certificar de trancá-la. Não que seja um ponto perigoso, mas é importante ter esse cuidado.
A caminhada, bem íngreme desde o início, vai revelando uma vista espetacular para a Cordilheira dos Andes e, também, exigindo cada vez mais do seu fôlego. Não se preocupe em fazer pausas pelo caminho para respirar e recuperar as energias.
Essa subida, inclusive, é uma ótima pedida para quem deseja subir um vulcão e quer sentir um pouco da experiência de caminhar na altitude. Antes de partir para um vulcão, fazer um passeio como esse vai ajudar muito na experiência da viagem.
Lá do alto, após a caminhada por uma trilha estreita, chegamos a um dos mirantes mais lindos do Deserto do Atacama. O visual 360º da região é realmente um espetáculo.
O guia nos entregou um pacote de snacks para que recuperássemos a energia; algo que fez uma super diferença nesse ponto do passeio. Lá do alto, respirar com calma e comer os snacks foi um verdadeiro presente.
Além disso, pudemos ficar à vontade para tomar o tempo que precisávamos, tanto para fotos quanto para sentar e contemplar a natureza à nossa volta. Esse é um ponto muito positivo de ter uma boa agência, que se preocupa muito mais com a experiência dos viajantes do que com o tempo no passeio. Você não vai precisar correr, se apressar ou se preocupar se tiver que fazer pausas para respirar.
Com as energias renovadas e depois de um tempo contemplando a beleza desse lugar, fizemos a trilha de descida, pegamos a bike e retornamos nosso caminho pela Garganta del Diablo. O caminho de volta foi o mesmo da vinda, porém, somente nesse retorno percebemos que a vinda era realmente uma leve subida.
A força para pedalar na volta, como você vai ver, é muito mais tranquila. Em alguns pontos você praticamente não precisa pedalar; basta deixar a bike seguir sozinha enquanto você curte a reta final do passeio.
Pontos importantes sobre o passeio de bike no Atacama
Fazer um passeio de bicicleta no Atacama é realmente muito gostoso e vai proporcionar uma experiência inesquecível. Em alguns pontos do passeio, com cenários particulares, é como se você estivesse pedalando em outro planeta.
Mesmo assim, precisamos reforçar alguns pontos muito importantes:
- Não subestime a altitude: apesar de ser um passeio considerado fácil, a altitude vai exigir mais de você. Faça as pausas que precisar, respire fundo e com calma para oxigenar e recuperar a força.
- Mesmo que pareça simples, é importante ter uma agência com você nesse passeio. Caso sua bicicleta quebre, fure o pneu ou sinta alguma indisposição ou chegue a passar mal no passeio, ter um guia responsável com você vai fazer total diferença para sua segurança.
- Use roupas leves e em camadas. Você vai sentir uma variação de temperatura nesse dia. Por mais que esteja frio, é comum que ao pedalar e com o sol forte, você sinta calor na atividade.
- Protetor solar e óculos de sol são muito importantes para esse passeio. Levar água com você é mais do que importante, é obrigatório!
Contato com a agência no Atacama
Para falar com a FlaviaBia e receber todas as informações sobre os passeios oferecidos pela agência, inclusive a possibilidade de fazer o passeio de bicicleta no Atacama, vou deixar aqui um formulário de contato direto com a agência. Você pode enviar uma mensagem e eles vão passar as informações necessárias, valores e datas disponíveis.
Desconto Especial: ao entrar em contato com a FlaviaBia pelo formulário abaixo você vai receber um desconto exclusivo do VISITATACAMA. Caso entre em contato com a agência por outro meio, lembre-se de mencionar que viu o VisitAtacama e gostaria do receber os valores com desconto.
Fotos do passeio de Bike no Atacama
Nossa experiência no passeio de bicicleta no Atacama foi muito especial. Vamos deixar aqui mais algumas fotos da nossa experiência para inspirar sua viagem.
Hospedagem em San Pedro de Atacama
É muito importante que você chegue ao Atacama com um hotel reservado. Isso vai ajudar muito no transporte para sua chegada ao povoado, já que o transfer te deixa na porta do hotel, e também na sua imigração no Chile. Muitos fiscais pedem informações do seu hotel na imigração do Chile, então, por isso, ter a reserva em mãos é muito importante.
Nós recomendamos o Booking.com para uma reserva segura e com ótimos valores. Lembrando que sempre que você reserva sua estadia através dos nossos links, você contribui com nosso trabalho.
Seguro Viagem Chile: importante fazer!
O seguro viagem se tornou item fundamental para viajantes em qualquer destino internacional. No Chile, apesar de não ser obrigatório, é um item que segue com recomendado. Como o custo de um seguro viagem para destinos da América do Sul é muito baixo, reforçamos que é muito importante que o viajante faça e só viaje com essa cobertura.
- Leia sobre o seguro viagem Atacama
Caso você queira pesquisar opções de seguros e comparar os valores, nossa recomendação é o Seguros Promo, que encontra as melhores alternativas para a sua viagem e oferece descontos exclusivos.
Esperamos que esse conteúdo ajude na organização da sua viagem ao Deserto do Atacama. Lembre-se de reservar sua estadia em San Pedro de Atacama com antecedência no Booking.
Se tiver qualquer dúvida sobre o passeio de bike no Atacama ou quiser compartilhar sua experiência, fique à vontade para comentar no post.