Skip to main content

O Atacama é um destino de extremos, não só no que diz respeito à beleza de suas paisagens, mas também a altitude e temperaturas. Esses dois pontos combinados, somados a ventos intensos, podem resultar em condições que exigem um preparo prévio do viajante.

Para ter uma boa experiência de viagem, o maior segredo é acertar na hora de fazer a mala. Levar o que realmente importa e vai fazer a diferença para te proteger, especialmente nos passeios de altitude.

Caso sua viagem seja nos meses de inverno, a atenção ao fazer a mala deve ser redobrada. E não se engane, mesmo nos meses mais quentes do ano é possível encontrar baixas temperaturas quando falamos de lugares acima dos 4.000 metros de altitude.

Nesse guia você pode ter uma base do que é mais importante levar para o Atacama e o que não pode faltar na sua mala de viagem. Aproveite a nossa lista para acertar na bagagem e aproveitar o melhor desse destino.

O que levar na mala para o Atacama

Quando falamos de condições extremas e baixas temperaturas, o mais importante para o viajante é estar equipado de forma correta. E, mais importante do que a quantidade de roupas, o viajante deve escolher as peças certas para vestir.

Como os passeios costumam iniciar bem cedo, alguns até antes do nascer do sol, as temperaturas tendem a ser ainda mais baixas nesses horários. Com o passar das horas, por uma característica do clima do deserto, as temperaturas tendem a subir.

Por esse motivo, comentamos sobre o formato “camadas” para se vestir na viagem: você começa o dia com a maior proteção de roupas possível, para as temperaturas mais baixas. Ao longo do dia, o sol vai esquentando e você pode tirar as camadas conforme sentir necessidade.

Independente da época do ano que você planeja viajar para o Atacama, existem alguns itens que sempre aconselhamos levar na bagagem. Se a sua viagem for no inverno, considere esses itens como obrigatórios.

Itens indispensáveis no Atacama:

Segunda pele

Também chamada de primeira pele, já que é a primeira camada de roupa que você vai vestir.

Calça e jaqueta corta-vento

Essa seria a última camada que você vai vestir, por cima de tudo. Não é uma roupa que esquenta necessariamente, mas sim, vai proteger dos ventos gelados.

Meias grossas

Proteger os pés do frio é muito importante, especialmente na altitude. Se possível, leve meias próprias para baixas temperaturas. Como alternativa, usei mais de um par ao mesmo tempo para ficar bem protegido.

Touca e luvas

Apesar de ser um item básico para lugares frios, já vimos viajantes passarem sufoco por esquecerem esses acessórios. Uma toca que cubra bem as orelhas é uma excelente pedida.

Cachecol

Um item opcional, mas que faz uma boa diferença, especialmente para quem sofre muito com as baixas temperaturas.

Calçados recomendados

Priorize calçados bem fechados e confortáveis. Botas leves para trilhas são excelentes opções. Se tiver um calçado específico para baixas temperaturas, pode ser um ótimo aliado para a sua viagem.

Roupas ideais para levar para o Atacama

Além da segunda pele e das roupas corta-vento, as roupas que você vai usar entre essas duas camadas devem ser confortáveis e práticas para tirar ou vestir.

Como comentamos, as temperaturas sobem ao longo do dia e voltam a baixar com o pôr do sol, por isso você terá de tirar e vestir suas camadas de roupas algumas vezes.

Vale reforçar ainda que alguns passeios, como Termas de Puritama e Lagunas Escondidas de Baltinache envolvem atividades com banhos em lagoas e águas termais. Por esse motivo, não se esqueça de levar roupas de banho.

Uma boa pedida também são as calças/bermudas, que têm zíper nas pernas e são superpráticas durante um passeio. Se você considera fazer atividades como sandboard no Atacama ou passeios de bike, essa calça é ideal!

Para manter-se bem aquecido, uma jaqueta leve de plumas ou similar é super-recomendada. Você até poderá encontrar alguns itens como esses nas lojas especializadas na Calle Caracoles, mas não espere grande variedade.

Outros itens que não podem faltar na sua bagagem

Como você já sabe, o clima no Deserto do Atacama é bastante seco. E nosso corpo tende a sentir rapidamente essa característica climática.

Para não sofrer com o clima extremamente seco do deserto, além de se manter sempre hidratado, alguns itens são muito importantes:

Protetor solar

O sol no Atacama é muito intenso e o protetor é indicado em todas as horas do dia.

Hidratante

Como a pele resseca facilmente no deserto, ter um bom hidratante vai ajudar na sua viagem.

Protetor/hidratante labial

Os lábios tendem a rachar e até fazer feridas pela falta de umidade. Ter um bom protetor/hidratante labial é essencial para seus dias no deserto.

Protetor/hidratante labial

Os lábios tendem a rachar e até fazer feridas pela falta de umidade. Ter um bom protetor/hidratante labial é essencial para seus dias no deserto.

Colírio

Caso seus olhos sofram em condições áridas, ter um colírio na mochila é uma boa pedida.

Óculos de sol e chapéu

Super importantes para os dias ensolarados no Atacama.

Quais eletrônicos levar para o Atacama

Todo viajante deseja ter belos registros de um destino tão incrível como o Deserto do Atacama. Por isso, ir bem equipado é fundamental.

Vale destacar que a oferta de eletrônicos em San Pedro de Atacama é bem limitada, então leve tudo o que você irá precisar.

Câmeras fotográficas resistentes à água são uma boa pedida para passeios como Termas de Puritama. Já em passeios como Lagunas Escondidas de Baltinache ou Laguna Cejar, fique atento ao seu equipamento por conta da alta concentração de sal na água.

A voltagem em San Pedro de Atacama é 220 V~ e o padrão da tomada é o mesmo que utilizamos no Brasil. Mesmo assim, sempre recomendamos um adaptador universal de tomadas para não sofrer apuros.

Caso não tenha um adaptador ou precise comprar um cartão de memória para sua câmera, é possível que consiga encontrar modelos simples em algumas lojinhas de San Pedro de Atacama. Para itens mais modernos e específicos, somente viajando até Calama para ter uma variedade maior de opções.

Já quem pretende fazer fotos noturnas e registrar o céu do Atacama, levar um tripé na viagem é indispensável. Para os amantes de fotos aéreas, o uso de drones é bastante limitado. Dentro dos Parques Nacionais o voo é proibido e as multas são altas para quem é pego infringindo as regras.

Voar em estradas e fora dos Parques Nacionais é permitido e pode render belos registros. Vale reforçar que as comunidades locais podem criar novas restrições e devemos sempre respeitar as regras locais, tendo muito cuidado com a viagem selvagem da região.

Já fez sua reserva de hotel?

Ao chegar no Chile é muito comum que o fiscal da imigração solicite os dados e informações de hospedagem do viajante. Sempre recomendamos que você embarque para o Chile com sua reserva de hospedagem em mãos.

Além de garantir mais segurança ao chegar no país com uma reserva confirmada, ao reservar sua estadia com antecedência você garante as melhores opções e preços para sua viagem.

Nós recomendamos o Booking.com como uma ótima opção para você reservar seu hotel com segurança e os melhores preços. O Booking é uma das ferramentas de reservas de hotel mais seguras e utilizada em destinos ao redor do mundo.

Reserve aqui seu hotel com antecedência

Leave a Reply

plugins premium WordPress