Skip to main content

Lagunas Altiplânicas do Atacama

Dentre os cenários mais lindos do Deserto do Atacama, as Lagunas Altiplânicas disputam, sem sombra de dúvidas, o topo da lista. Em nossa opinião, esse é um atrativo que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Localizadas a mais de 4.000 metros de altitude, a Laguna Miscanti e Miñiques formam um dos cartões postais mais incríveis que você pode conhecer nessa viagem.

Conheça também as Lagunas Escondidas

Como visitar as Lagunas Altiplânicas

Para vivenciar os encantos desse lugar, o viajante deve separar um dia completo do seu roteiro. As agências costumam sair bem cedo de San Pedro de Atacama e as belas estradas que levam às lagoas já refletem a beleza do que o viajante irá encontrar pela frente.

No decorrer do caminho, enquanto a altitude vai elevando, é possível perceber a mudança na vegetação. Enquanto na parte mais baixa o cenário é bem seco, a altitude vai revelando uma vegetação amarela e muito vibrante.

Nesse caminho, se você der sorte, é possível ver a vida selvagem muito próxima a estrada. Não é raro encontrar vicunhas, raposas e, também, um pouco mais difíceis de visualizar, as pequenas vizcatias, uma espécie de roedor que vive entre as rochas.

Ao chegar no atrativo, a beleza da Laguna Miscanti é a primeira que se revela ao viajante. Com o Vulcão Miscanti ao fundo e outros pontos altos da Cordilheira, a tonalidade azul da maior das duas lagoas reflete as cores do céu.

Nesse ponto, o viajante tem a oportunidade de caminhar e sentir a energia desse lugar de forma intensa. Quando você faz o passeio com uma agência alternativa, que prioriza grupos menores e com mais tempo em cada lugar, é possível caminhar em silêncio e apreciar cada instante desse atrativo incrível.

A caminhada na altitude deve ser lenta e sem movimentos bruscos, garantindo assim que você não sinta os efeitos dos 4.200 metros acima do nível do mar.

Caminhando, você vai chegar à segunda lagoa, a Laguna Miñiques que, apesar de menor, tem uma beleza incomparável. Em dias de pouco vento, a lagoa se torna um espelho perfeito e reflete os vulcões ao seu redor.

Vale reforçar que o percurso para caminhadas entre as Lagunas Altiplânicas é demarcado e bem sinalizado, não podendo ser ultrapassado para fora das marcações. Como esse é um lugar de natureza frágil e onde um número grande de viajantes visita todos os dias, é fundamental que as regras sejam respeitadas.

Cada agência formata esse passeio de uma forma. Algumas incluem refeições, como café da manhã e almoço, e outras, incluem no mesmo dia outros atrativos combinados com as Lagunas Altiplânicas.

É importante verificar bem o que está contemplado no seu passeio e se o tempo disponível não tornará o seu passeio muito corrido. Para nós, mais do que conhecer o destino, é importante que a experiência em cada lugar venha em primeiro lugar.

Por isso, levando todos esses pontos em consideração, recomendamos o trabalho da agência FlaviaBia Expediciones como uma das melhores opções para sua viagem ao Deserto do Atacama.

Conhecemos o trabalho da Flavia, os guias e toda a estrutura que ela oferece ao viajante. Por isso, acreditamos que é a opção certa para quem procura por qualidade nos passeios. Fazemos essa indicação de forma transparente, por já termos testado todas as experiências oferecidas pela agência.

Informações sobre as Lagunas Altiplânicas

As Lagunas Altiplânicas, assim como vários pontos do Atacama, têm a entrada controlada pela comunidade local. Por ser um Parque Nacional, o valor da entrada normalmente não está incluso no valor dos passeios oferecidos pelas agências, sendo necessário o pagamento em pesos chilenos. Cartões de crédito não são aceitos para o pagamento da entrada.

Entrada do Parque: $ 3.000 CLP por pessoa

Podemos considerar as Lagunas Altiplânicas um passeio de nível fácil. Mesmo a pequena caminhada que existe entre a Laguna Miscanti e Miñiques é tranquila, já que o percurso é demarcado em uma trilha de pedra batida. É necessário apenas ficar atento a altitude do passeio.

Dicas para aproveitar o passeio às Lagunas Altiplânicas

Por ser um passeio de altitude, ultrapassando os 4.200 metros acima do nível do mar, é importante estar bem preparado para baixas temperaturas e ventos fortes. Para os meses do inverno os cuidados devem ser redobrados. Mas não se engane, mesmo nos meses mais quentes do ano é possível encontrar baixas temperaturas em passeios de altitude.

Nossa sugestão é que você se vista em camadas e assim, caso a temperatura suba durante o dia, você pode tirar as camadas mais quentes.

Como o vento pode interferir bastante nas temperaturas, recomendamos o uso de jaquetas e calças corta-vento. Para o calçado, tênis ou botas leves de caminhada bem fechados, são ótimas opções. Lembre-se também de luvas, toucas e, se possível, cachecóis para proteger do frio e vento.

É importante levar uma garrafa de água para se manter hidratado ao longo do dia. O uso de protetor solar e hidratante para a pele, especialmente para os lábios, fazem uma boa diferença durante o passeio.

Se ainda não reservou seu hotel, reserve aqui com segurança!

Fotos das Lagunas Altiplânicas do Atacama

Qual agência contratar no Atacama

Sempre recomendados que você contrate seus passeios em agências registradas e bem avaliadas. Nossa sugestão para sua viagem é a FlaviaBia Expediciones, uma agência que conhecemos desde que começou as atividades e tem uma excelente referência em satisfação dos viajantes.

Se você valoriza uma boa experiência e procura por passeios sem um grande número de pessoas, que conte com carros confortáveis e seguros, além de, claro, guias profissionais, essa é uma das melhores alternativas para sua viagem.

Recomendamos o trabalho da FlaviaBia de forma transparente. Conhecemos o trabalho de perto e já fizemos todas as atividades oferecidas, testando e garantindo a qualidade do serviço.

Você pode entrar em contato diretamente com a agência através do formulário e receber todas as informações para a sua viagem.

A agência FlaviaBia Expediciones foi criada pela brasileira Flavia, que formou sua família no deserto e hoje é referência em qualidade no serviço oferecido em San Pedro de Atacama.

Viajantes que já visitaram as Lagunas Altiplânicas

Robson Franzoiautor do blog Um Viajante

Um dos lugares mais lindos e incríveis do Desertodo Atacama. Sempre recomendo as Lagunas Altiplânicas como um passeio imperdível e que não pode ficar de fora de nenhum roteiro. Uma verdadeira pintura!

Diogo Fernandesapaixonado por cafés e viagens

É difícil descrever a beleza das Lagunas Altiplânicas. Quando cheguei lá fiquei sem palavras e até um pouco emocionado com esse lugar. O desenho das montanhas e vulcões refletem nas lagoas... parece uma miragem.

Viviane OliveiraColaboradores

Lagunas Altiplânicas é um passeio lindíssimo e posso dizer que é o mais incrível do Atacama. Sou completamente apaixonada por esse lugar. Não tem como ir para o Atacama e não visitar as lagunas.

Gabriel AmorimColaboradores

O lugar mais incrível que conheci no Atacama. Não tem como não ficar impressionado com a beleza e perfeição das Lagunas Altiplânicas. Vale a pena colocar no roteiro, é top demais!

Debora VasquesColaboradores

Chorei quando cheguei nas Lagunas Altiplânicas. A primeira foto que vi do Atacama era desse lugar e chegar lá foi um sonho realizado. Nem tenho palavras para dizer o quanto esse lugar representa... apenas vá e veja com os próprios olhos.

Valle de la Muerte

Salar de Tara

Tem alguma dúvida sobre as Lagunas Altiplânicas? Deixe nos comentários!

5/5 - (21 votes)

Para avaliar você precisa se cadastrar ou fazer login.

Leave a Reply