Descobrindo a história de San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama já foi um ponto de parada pré-colombiano na rota que seguia para o litoral. O povoado chegou a receber a visita de Pedro de Valdivia, um militar e conquistador espanhol, e se tornou a parada principal nas viagens de gado que ocorriam no início do século 20.
Muitos atacameños ainda hoje se dedicam a agricultura e vivem em pequenas comunidades chamadas de ayllus. Para viver da agricultura, o povo mantém um método de irrigação, trazido da cultura tiwanaku, da atual Bolívia.
Uma das figuras mais importantes para a região de San Pedro de Atacama foi o sacerdote Gustava Le Paige, que dedicou anos da sua vida pesquisando e estudando a cultura atacameña.
Nascido na Bélgica, o sacerdote chegou ao povoado de San Pedro de Atacama e percebeu o incrível potencial arqueológico da região. O jesuíta instalou-se em San Pedro em 1955 e dois anos depois, juntamente com seus colaboradores, abriu o primeiro museu em sua casa paroquial.
Até o ano de 2014, o viajante tinha a possibilidade de visitar um museu em San Pedro de Atacama que reunia uma coleção extraordinária de itens e até múmias descobertas por Le Paige. O museu fechou para uma reforma de dois anos, mas não reabriu as portas até o momento.
Responsabilidade
Por ser um destino repleto de belezas e cenários únicos, o Deserto do Atacama vem atraindo um número cada vez maior de viajantes vindos de todas as partes do mundo.
Os brasileiros, pela facilidade e proximidade com o Chile, estão entre os mais numerosos que chegam ao destino. Quando falamos de alta temporada ou feriados, o número de viajantes sobe exponencialmente.
Fazer uma viagem responsável, respeitando os costumes locais e tradições desse povo, é mais do que um sinal de respeito, é uma forma de ser bem recebido em qualquer lugar.
Vida noturna no Atacama
Um dos costumes/regras curiosos de São Pedro de Atacama é sobre a proibição de danças nos bares da cidade. Isso é verdade, mas não exatamente por uma questão cultural. Muitos passeios no Atacama começam antes do nascer do sol, por isso, por respeito a toda a comunidade, regras e horários são bem controlados pelos Carabineros de Chile.
Caso um bar extrapole o horário ou as pessoas transformem a noite em uma festa dançante, não é difícil ver a polícia chegar ao local e todos sentarem respeitando as regras.
Viajante responsável
Não que seja algo que ainda deve ser lembrado, mas é sempre importante reforçar: nunca descarte lixo na natureza e, se possível, recolha algo que encontrar no seu caminho. Lembre-se também de nunca fotografar alguém sem antes pedir permissão, o que vale para adultos e crianças.
Vale reforçar ainda que a água no deserto, como você deve imaginar, é escassa. Evite desperdícios e controle o tempo do seu banho. São pequenos detalhes que fazem muita diferença em um destino como esse.
Tenha em mãos a reserva do hotel
É muito importante que você chegue ao destino com um hotel reservado. Isso vai ajudar não só no transporte para chegar ao povoado, mas também na sua imigração no Chile. Os fiscais normalmente cobram informações da sua hospedagem ainda no aeroporto de Santiago, por isso, lembre-se de ter sua reserva sempre em mãos.
Nós recomendamos o Booking.com para uma reserva segura e com ótimos valores. Lembrando que sempre que você reserva sua estadia através dos nossos links, você contribui com nosso trabalho.