Onde fica o
Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile, um dos lugares mais áridas do nosso planeta. Para quem planeja visitar os principais cartões postais da região, a base da viagem deve ser a pequena cidade de San Pedro de Atacama. O povoado antigo, que ainda carrega características e marcas da sua história, tem um charme único e as ruas de terra são pontos marcantes da viagem.
Com cenários desenhados entre cordilheiras e vulcões, San Pedro de Atacama é o destino onde viajantes vindos de todas as partes do mundo se encontram. A principal estrutura do povoado, incluindo hotéis, restaurantes e agências, está espalhada ao redor das Calle Caracoles, a rua principal de San Pedro.
Como chegar no Deserto do Atacama de avião
Apesar de ser a base principal para a sua viagem, San Pedro de Atacama não conta com um aeroporto que cubra voos domésticos ou internacionais. Para quem pretende chegar ao destino por via aérea, o aeroporto de acesso mais próximo fica na cidade de Calama.
No norte do Chile também existe um aeroporto chamado Deserto do Atacama, o que acaba confundindo viajantes no momento de planejar a viagem e comprar a passagem aérea. Fique atento a esse detalhe e confirme que a sua chegada seja no Aeroporto Internacional El Loa (CJC), em Calama.
Saindo de Santiago, a capital do Chile, você pode voar para Calama com três companhias aéreas: LATAM, Sky Airline e JetSmart, sendo as duas últimas opções low cost.
Para quem planeja a viagem saindo do Brasil, não existe atualmente voos diretos para Calama. A forma mais comum de fazer a viagem é com uma escala na cidade de Santiago, que pode ser, inclusive, uma ótima pedida para completar o seu roteiro de viagem pelo Chile.
Ao comprar sua passagem com a LATAM, é possível optar pelo destino final, Calama, e ter um ticket com escala em Santiago. Essa opção, apesar de ser a mais prática, costuma ser um pouco mais cara. Para quem prefere tentar economizar na passagem aérea, uma alternativa é comprar o trecho Brasil – Santiago separado do trecho Santiago – Calama.
Fique atento ao chegar em Santiago
Independente da forma que você optar pela compra da sua passagem, ao chegar em Santiago – vindo de um voo com origem no Brasil – é importante que você pegue a sua bagagem na esteira e despache novamente no guichê da companhia aérea – em Santiago é necessário fazer esse procedimento.
Por conta dessa questão da bagagem e, também, do processo de imigração ao chegar no Chile, tente organizar sua viagem para que a escala em Santiago seja de, ao menos, 3 horas.
Transfer de Calama até San Pedro de Atacama
Ao pousar no aeroporto de Calama, você deverá contratar um transfer para chegar ao povoado de San Pedro de Atacama. No aeroporto existem várias empresas que oferecem esse serviço de transporte, visto que a maior parte dos passageiros irá precisar dele.
A distância entre Calama e San Pedro de Atacama é de 101 km e a viagem até o povoado dura, aproximadamente, uma hora. Para economizar, você pode contratar nesse momento tanto o transporte da sua ida, quanto a volta. Os valores são basicamente tabelados e, por esse motivo, não vale a pena deixar para contratar a volta em San Pedro.
Ao contratar o transfer, os passageiros são deixados na porta do hotel. Por isso, considere que, além de 1 hora de viagem, você tem o tempo de desembarque de cada passageiro.
Tenha em mãos a reserva do hotel
É muito importante que você chegue ao destino com um hotel reservado. Isso vai ajudar não só no transporte para chegar ao povoado, mas também na sua imigração no Chile. Os fiscais normalmente cobram informações da sua hospedagem ainda no aeroporto de Santiago, por isso, lembre-se de ter sua reserva sempre em mãos.
Nós recomendamos o Booking.com para uma reserva segura e com ótimos valores. Lembrando que sempre que você reserva sua estadia através dos nossos links, você contribui com nosso trabalho.
Como chegar no Atacama viajando por terra
Viajando de carro ou moto
Para quem pretende viajar até o Atacama por terra, saindo de Santiago são cerca de 1.627 km até San Pedro de Atacama, seguindo pela Ruta 5. Por ser uma longa viagem, no caminho vale considerar uma visita em destinos como Coquimbo, La Serena e Vale de Elqui.
As estradas são boas e bem sinalizadas, o que torna a experiência de viajar de carro ou moto muito positiva. É importante destacar que a fiscalização policial no Chile é muito intensa e rigorosa! Por isso, estar com toda a documentação e seguir os limites de velocidade vai garantir, além de uma viagem segura, uma experiência sem problemas no percurso.
Viajando de ônibus
A viagem de ônibus, saindo de Santiago, é uma opção mais econômica para o viajante. Apesar desse ponto positivo, é importante destacar que essa também é a opção mais demorada: são aproximadamente 22 horas de viagem para chegar em Calama e mais 1 hora de viagem até San Pedro.
Quem dispõe de tempo para realizar a viagem, vale considerar quebrar o roteiro visitando destinos pelo caminho. No geral é uma opção segura e conta com opções de ônibus bem confortáveis.